Dicas para operação e alto desempenho de Ferramentas Pneumáticas

As ferramentas pneumáticas precisam de condições favoráveis para um bom funcionamento. Ao operar esse tipo de equipamento nas linhas de produção é fundamental manter o ar limpo e seco para a ferramenta. Uma máquina pneumática costuma ser prejudicada por umidade no ar comprimido, bem como por partículas de sujeira ou falta de lubrificação adequada. Por isso, para o prolongamento da vida útil do equipamento, é recomendável a instalação de um filtro e um lubrificador na linha de ar (lubrifil).

Com a utilização de um lubrifil é possível regular a pressão de operação da ferramenta pneumática, ajustar a lubrificação adequada (gotejamento) e filtrar a umidade e impurezas do ar comprimido. A pressão em excesso é a principal causa de problemas em equipamentos pneumáticos, aumentando gastos com manutenção, energia elétrica para funcionamento do compressor e gerando ruído em excesso. Recomenda-se utilizar sempre a menor pressão possível para enterrar os elementos de fixação. Em geral, 80 libras de ar (5,5kgj/cm²) são suficientes, mas em alguns casos 70 libras já dão conta do trabalho.

É importante, também, não utilizar mangueiras muito longas. O ideal é o comprimento de até 9 metros. Se for preciso, usar mangueiras de maiores diâmetros, que evitam perdas de pressão e facilitam o deslocamento de óleo. O ideal é que uma gota de óleo seja aplicada a cada 50 acionamentos. Para uma lubrificação adequada é aconselhável ajustar o parafuso que fica na parte superior do lubrificador.

Para prolongar a vida útil do sistema, se faz necessária a drenagem da água do tanque do compressor e do lubrifil periodicamente. É recomendável a utilização de engates rápidos pneumáticos de boa qualidade, pois conexões com defeito provocam perda de pressão. No período que não houver uso do equipamento, assim como em momento de manutenção, sugere-se a desconexão da máquina de ar.

Seguindo esses procedimentos, o desempenho das ferramentas profissionais pneumáticas de fixação é potencializado. O grampeador pneumático, martelo pneumático e pinadores pneumáticos terão alta performance e funcionamento garantido, sem sobrecargas e paralisações inconvenientes da produção, além de oferecer maior segurança para os operadores.